Economia

BlackBerry é vendida por US$4,7 bilhões; a aquisição foi por um consórcio

A empresa informou que assinou um acordo de intenção pelo qual o consórcio liderado pela Fairfax Financial Holdings Limited

Agência France-Presse
postado em 23/09/2013 15:05
A empresa informou que assinou um acordo de intenção pelo qual o consórcio liderado pela Fairfax Financial Holdings Limited

Ottawa - A fabricante de celulares canadense BlackBerry, em dificuldades, disse nesta segunda-feira (23/9) que concordou com sua aquisição por um consórcio de investidores, por US$4,7 bilhões.

A empresa informou que "assinou um acordo de intenção pelo qual o consórcio liderado pela Fairfax Financial Holdings Limited fez uma oferta para adquirir a empresa".



A empresa canadense Fairfax já é a maior acionista da BlackBerry, com aproximadamente 10% das ações. Pela proposta do acordo, o consórcio deve oferecer US$ 9 por cada ação e a Fairfax contribuiria com suas próprias ações na transação.

A BlackBerry disse que seu quadro de diretores apoiam o plano. O acordo deve ser anunciado no dia 4 de novembro e também depende de o consórcio obter financiamento.

A BlackBerry informou que continuaria a busca por uma melhor oferta nesse intervalo. Na sexta-feira, a empresa anunciou o corte de 40% de sua força de trabalho após um fraco lançamento de novos smartphones no começo deste ano.


"Esta é, provavelmente, a melhor saída entre várias opções pouco atrativas para a Blackberry", disse o analista Jack Gold da J Gold Associates.

A BlackBerry ajudou a criar a cultura do celular, com usuários grudados a seus aparelhos, mas, desde então, muitos desses clientes mudaram para a Apple ou para outras marcas como a Samsung, a maioria com sistema operacional Android.

A empresa, que anunciou perdas no segundo trimestre de seu exercício fiscal de cerca de 1 bilhão de dólares, manterá 7.000 funcionários.

O grupo já tinha cortado alguns postos de trabalho nos últimos meses em diversos setores, mas mantinha na primavera (no hemisfério norte) 12.700 empregados.

Precurssora do mercado dos smartphones, a BlackBerry está em contínua queda há pelo menos três anos e em 2012 tinha sido obrigada a demitir 5.000 empregados em todo o mundo. O lançamento do BlackBerry 10 este ano não conseguiu dinamizar as vendas.

A empresa divulgará seus resultados na próxima semana e estima que foram vendidos 3,7 milhões de seus aparelhos no segundo trimestre, mas, sobretudo, antigos modelos BB7. A empresa reduzirá sua carteira de produtos de seis a quatro aparelhos, segundo comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação