Economia

Anglo American venderá à Zamin Ferrous 100% de mina de ferro no Amapá

O grupo pôde então modificar o acordo assinado com a Zamin através do qual devia vender 70% da mina para entregar a ela finalmente sua totalidade

Agência France-Presse
postado em 25/09/2013 09:21
Londres - A mineradora Anglo American, que pretendia vender 70% de uma mina de ferro no Amapá à suíça Zamin Ferrous, que opera no Brasil, decidiu por fechar o negócio em 100%, anunciou nesta quarta-feira (25/9) a companhia britânica. Em 28 de março, as infraestruturas do porto de Santana, utilizado para carregar o mineral de ferro extraído desta mina, foram destruídas por uma onda e um deslizamento de tera que causou a morte de seis pessoas.

Depois deste incidente, a Anglo American assinou um acordo com seu sócio Cliffs Natural Resources para comprar sua parte de 30% da mina e assim assumir 100%. O grupo pôde então modificar o acordo assinado com a Zamin através do qual devia vender 70% da mina para entregar a ela finalmente sua totalidade. A Anglo American receberá inicialmente 136 milhões de dólares por esta operação, que deverá finalizar ao final do ano. Zamin poderá chegar a entregar até 130 milhões em cinco anos em função do preço do mineral de ferro.



A Anglo American adquiriu, em 2008, 70% do Amapá dentro de uma transação de 5,5 bilhões de dólares que também permitiu assumir o controle de 100% da mina da Minas-Rio, e com 49% da operadora portuária LLX Minas-Rio. Especializado em ferro, Zamin Ferrous possui ativos de mineração em Brasil e no Uruguai.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação