Economia

Entenda o que acontecerá se os EUA não aprovarem seu orçamento temporário

Com a disputa no Congresso a todo vapor e um prazo de menos de três dias, há muita ansiedade sobre quem e o que será afetado nesse processo

Agência France-Presse
postado em 28/09/2013 16:21
Washington - O "fechamento" dos serviços públicos dos EUA é iminente. O Congresso está lutando para aprovar um orçamento temporário que manterá as portas abertas após o término do ano fiscal, que conclui à meia-noite do dia 30 de setembro.

Contudo, com a disputa no Congresso a todo vapor e um prazo de menos de três dias, há muita ansiedade sobre quem e o que será afetado nesse processo.

Durante os mesmos impasses anteriores, seis dia sem novembro de 1995 e 21 dias em dezembro do mesmo ano até o começo de 1996, cerca de 800 mil funcionários públicos receberam ordens para permanecer em casa, de acordo com um relatório do Congresso.

A seguir, algumas possibilidades do que deve ocorrer caso o Congresso não entre em acordo sobre o projeto de gastos federais até o dia 1; de outubro:

CASA BRANCA E CONGRESSO: permanecerão abertos, mas ambas dariam licenças para alguns funcionários. O Departamento de Estado disse que também dispensaria temporariamente alguns funcionários de serviços não-essenciais.

PENTÁGONO: os militares continuariam em serviço, embora o Departamento de Defesa tenha dito que pode haver atrasos no processamento de seus pagamentos. Mais da metade de seus 800 mil funcionários civis deve receber licença e o Pentágono já deu avisos de prováveis dificuldades para muitos trabalhadores.

[SAIBAMAIS]

SEGURANÇA NACIONAL: esses serviços continuarão em operação, como a patrulha na fronteira dos EUA e o serviço de raio-x nos aeroportos. As equipes que "protegem a vida e a propriedade", os que realizam serviços de emergência, como as equipes de resposta a desastres permanecerão trabalhando.

PESQUISA MÉDICA: Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH na sigla em inglês) poderiam ser severamente impactados. Não seria permitido o começo de novos testes clínicos ou atender novos pacientes.

MUSEUS E PARQUES: Os museus Smithsonian e todos os 368 locais que compõem o sistema de serviços de parques nacionais (National Park Service) seriam fechados. Sete milhões de turistas foram afetados no último fechamento.

AGÊNCIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL: a administradora da EPA (Agência de Proteção Ambiental), Gina McCarthy, alertou que a agência "efetivamente fechará". O que significa praticamente nenhum monitoramento da qualidade da água, do ar ou poluição por hidrocarbonetos.

SERVIÇO POSTAL: como o Serviço Postal dos EUA tem suas próprias fontes de financiamento, permanece aberto, assim como o Federal Reserve (banco central).

PREVIDÊNCIA SOCIAL: a maioria dos programas de benefício continuará, embora haja interrupções. Os cheques da previdência social serão enviados, mas os escritórios da previdência serão fechados. Militares veteranos receberão seus benefícios, mas os benefícios por invalidez serão acumulados. Os hospitais veteranos permanecerão abertos.

Leia mais notícias em Economia

WASHINGTON: o Congresso possui jurisdição exclusiva sobre a capital dos EUA e, durante o fechamento de 1995-1996, a cidade teve sua coleta de lixo suspensa. Agora, o prefeito Vincent Gray disse que declarará todos os funcionários da cidade como "equipe essencial" em caso de um fechamento e usará um fundo de reserva para pagar os salários.

ECONOMIA: o líder da maioria do Senado, Harry Reid, disse na sexta-feira que uma interrupção temporária "destruiria nossa economia". A declaração é provavelmente uma hipérbole, mas o impacto seria, de fato, significativo. De acordo com consultores macro-econômicos, o efeito no PIB de um fechamento de duas semanas, a partir de 1; de outubro, seria de 0,3 ponto percentual.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação