Economia

Falta de acordo sobre orçamento federal faz Estados Unidos parar

O governo norte-americano teve que dispensar funcionários e a fechar repartições públicas. O grande temor é que disputa política acabe provocando um calote na dívida de US$ 17 trilhões

postado em 02/10/2013 08:16
Turistas fazem fila para receber de volta o dinheiro dos ingressos para a lendária prisão de Alcatraz, na Califórnia
O fracasso das negociações para aprovar um novo orçamento federal nos Estados Unidos levou a maior economia do planeta a viver na terça-feira (1;/10) um dia de caos e deixou o resto do mundo de sobreaviso. Sem dinheiro para pagar servidores e para arcar com despesas operacionais, escolas, parques e repartições públicas foram fechados. Nas bases militares, apenas parte do efetivo continuou a trabalhar. Pelo menos metade dos 800 mil funcionários do Pentágono, órgão responsável por manter a segurança interna e externa dos EUA, foi mandada para casa. Parte deles não receberá salários enquanto durar o impasse para a aprovação da lei que define os gastos do governo no novo ano fiscal, que começou na terça-feira (1;) e que vai até 30 de setembro de 2014.



Estima-se que 900 mil funcionários do governo estejam de braços cruzados, devido à falta de entendimento entre as duas maiores forças políticas do país ; os partidos Republicano e Democrata. O primeiro, de tendência liberal, defende corte de gastos públicos e menos impostos. Já para os democratas, do presidente Barack Obama, a saída para tirar a economia do atoleiro é criar tributos sobre os lucros e ampliar programas sociais, entre os quais a lei de reforma do sistema de saúde, apelidada de "Obamacare".

Manifestantes protestam diante do Congresso contra imbróglio fiscal
Como não houve acordo até a noite de segunda-feira (30/9), quase tudo o que depende de recursos federais deixou de funcionar a partir de ontem. Francis Collins, diretor de um instituto de medicina, lamentou ter que mandar 200 pacientes para casa. "E isso inclui cerca de 30 crianças, a maioria com câncer", disse.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação