postado em 09/10/2013 06:00
Washington ; O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, endureceu ontem o discurso contra o Partido Republicano, afirmando que a continuidade do bloqueio do orçamento federal e uma eventual suspensão dos pagamentos da dívida pública terão consequências ;catastróficas; e poderão conduzir a economia norte-americana a uma ;recessão severa;, com prejuízos para todo o mundo.
Em pronunciamento feito na Casa Branca, seguido de uma entrevista coletiva, Obama disse que os republicanos não exercem uma oposição séria e afirmou que a falta de acordo sobre a elevação do teto da dívida de quase US$ 17 trilhões é algo ;insano;. Ele lembrou que o financista Warren Buffet comparou os efeitos de uma moratória aos de uma bomba nuclear. ;Estamos falando da confiança nos Estados Unidos. Não haverá negociação séria enquanto os extremistas do Partido Republicano não pararem de pressionar;, afirmou.
Os EUA entraram ontem no oitavo dia de paralisação das atividades de boa parte da administração federal devido à falta de um acordo sobre o orçamento para o ano-fiscal que começou no último dia 1;. Além disso, se, até o próximo dia 17, os congressistas não se entenderem sobre a ampliação do limite de endividamento público, o governo será obrigado a suspender o pagamento de juros e a amortização de títulos governamentais.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique