Economia

Obama critica extensão de curto prazo de vencimento de teto da dívida

Durante seu discurso semanal, o presidente advertiu que "não seria inteligente, como alguns anunciam, adiar por dois meses o teto da dívida e flertar com o primeiro default internacional em meio à temporada comercial de Natal"

Agência France-Presse
postado em 12/10/2013 10:01
O presidente democrata enfrenta desde o início de outubro seus adversários políticos em negociações sobre o orçamento do Estado federal
Washington - O presidente Barack Obama manifestou neste sábado (12/10) sua hostilidade com a ideia de adiar somente por algumas semanas o vencimento do teto da dívida americana, ponto crucial das negociações com a oposição republicana, no décimo segundo dia de crise pela falta de acordo sobre o orçamento. Durante seu discurso semanal, o presidente advertiu que "não seria inteligente, como alguns anunciam, adiar por dois meses o teto da dívida e flertar com o primeiro default internacional em meio à temporada comercial de Natal".

[SAIBAMAIS]"Os danos à reputação de tomador de empréstimos de reputação ilibada dos Estados Unidos só provocaria uma queda dos mercados. Seria mais caro para todos os americanos pegar empréstimos", ressaltou o presidente democrata, que enfrenta desde o início de outubro seus adversários políticos em negociações sobre o orçamento do Estado federal.


Por falta de votos sobre os gastos e receitas no Congresso, os Estados Unidos estão afundados desde o dia 1 de outubro em uma paralisia administrativa. Centenas de milhares de funcionários receberam a ordem de permanecer em suas casas, afetando todo o país. A esta crise se soma outra, o necessário aumento do teto legal da dívida, uma prerrogativa do poder legislativo. Após o dia 17 de outubro, a primeira economia mundial corre o risco de cair em um default, com repercussões mundiais em jogo, advertiu o governo.

Desde a tarde de quinta-feira, os republicanos, majoritários na Câmara de Representantes, começaram novamente a conversar com Obama com o objetivo declarado de adiar o vencimento do teto da dívida, situação que já provocou o alerta nos mercados. Mas a proposta republicana só menciona um prazo limitado de extensão, de seis semanas de tempo, para ter espaço suficiente para negociar sobre os temas que mais preocupam os conservadores, em especial os programas sociais.

Obama, que afirmou nas últimas semanas que não negociará com os conservadores sobre a extensão do prazo do teto da dívida nem sobre o orçamento, reafirmou sua posição neste sábado, ao classificar as consequências de um eventual default como "um novo imposto, um imposto republicano por descumprimento, sobre todas as famílias e empresas americanas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação