Economia

Republicanos acusam Obama de intransigência sobre dívida dos EUA

Eric Cantor, chefe da bancada republicana na Câmara de Deputados, afirmou estar decepcionado com o rumo que a discussão entre seu campo e a Casa Branca tomou

Agência France-Presse
postado em 12/10/2013 14:38
Washington - Os republicanos do Congresso norte-americano acusaram este sábado (12/10) o presidente Barack Obama de ter rejeitado sua proposta para a crise sobre a alta do teto da dívida, em um endurecimento do tom após dois dias de negociações. "Nós fomos negociar e ele não aceitou nenhuma proposta", disse o representante Darrell Issa, ao final de uma reunião este sábado a portas fechadas do grupo republicano.

[SAIBAMAIS]Eric Cantor, chefe da bancada republicana na Câmara de Deputados, afirmou estar decepcionado com o rumo que a discussão entre seu campo e a Casa Branca tomou. "Diante dessa situação, espero que o Senado resista e que todos os republicanos falem com uma mesma voz", declarou. "Tentamos encontrar uma resolução tão cedo quanto for possível", acrescentou.

Leia mais notícias em Economia

"Essas discussões e essas negociações com o presidente não são sinceras e por consequência não chegamos a parte nenhuma", disse o representante John Fleming. "Disseram que falariam conosco e ao mesmo tempo tentam nos colocar em curto-circuito ao pressionar o Senado para encontrar qualquer coisa" como saída da crise.

A abertura de conversas diretas entre os republicanos da Câmara e a Casa Branca, na quinta-feira, marcou um primeiro avanço concreto sobre o tema do duplo bloqueio, tanto do orçamento como da alta do teto da dívida. Contudo, Obama expressou este sábado sua hostilidade a uma solução que estenda por um curto prazo o aumento do teto da dívida, que deve ser aprovado antes de 17 de outubro para evitar um risco de default.

Os republicanos propuseram em um primeiro momento prorrogar esse vencimento ao mês de novembro, para dar tempo a ambos os grupos a conseguir um acordo sobre uma lei de orçamento. Os republicanos da Câmara temem que a Casa Branca negocie diretamente com os republicanos do Senado, a quem consideram menos intransigentes que seus colegas da Câmara de Deputados e explore, dessa forma, as divisões no campo conservador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação