Economia

Europa quer maior cooperação com micro e pequenas empresas brasileiras

Comissário europeu também disse que é preciso investir mais em inovação e pesquisas

postado em 13/10/2013 13:38
Brasília ; Em visita oficial a Brasília, o vice-presidente da Comissão Europeia para Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani, enfatizou, na Confederação Nacional da Indústria, que as oportunidades de crescimento conjunto são grandes, mas não só para as empresas de maior porte. ;A pequena empresa deve estar na linha de frente das ações;, disse.


O comissário disse que a cooperação Brasil-Europa no segmento de pequenas empresas ;é muito bem-vinda;, mas destacou a necessidade de maior investimento em inovação e pesquisas, de modo a estruturar melhor os empreendimentos, dar mais segurança e previsibilidade aos investimentos.

Ele disse que na Europa, como no Brasil, as pequenas empresas são as grandes geradoras de emprego. O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa, Luiz Barreto, divulgou recente pesquisa segundo a qual os pequenos negócios foram responsáveis por quase todos os 127.648 postos de trabalho criados em agosto último, principalmente nos setores de serviços, comércio e construção civil.

Segundo Barreto, os números do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que os pequenos negócios cresceram 31% na geração de empregos, em relação a agosto do ano passado, e são hoje ;parte essencial da força motriz da economia brasileira;. Estimativa do Sebrae revela que 8 milhões de micro e pequenas empresas respondem por 25% do Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país nos últimos 12 meses, calculadas pelo Banco Central em R$ 4,64 trilhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação