Economia

Brasil espera que banco e fundo dos BRICS estejam prontos antes de 2014

Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) concluíram em março uma cúpula de dois dias na África do Sul sem concretizar o lançamento do banco

Agência France-Presse
postado em 15/10/2013 20:52
O Brasil espera que o banco de desenvolvimento das potências emergentes BRICS e seu fundo de reserva possam estar prontos antes da próxima cúpula de março de 2014, disse nesta terça-feira o chanceler, Luiz Alberto Figueiredo, junto a seu homólogo da Índia, Salman Khurshid.

"Os contatos estão muito avançados e esperamos que antes da próxima reunião dos BRICS ou no final desta (reunião), possamos consolidar o banco e o fundo de reserva. Esta intenção é um empenho de todos os membros para que seja assim", disse Figueiredo.

Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) concluíram em março uma cúpula de dois dias em Durban (África do Sul) sem concretizar o lançamento do banco. Agora seus líderes têm programada uma nova reunião em Fortaleza em março de 2014.

"Há alguns aspectos que têm que ser discutidos e esperamos que antes da próxima reunião sejam resolvidos. (...) Isso é importante para nós", disse o ministro Khurshid.

Na reunião de setembro, antes da cúpula do G20, os BRICS concordaram em criar um fundo de reserva de 100 bilhões de dólares para se proteger da volatilidade da taxa de câmbio. O organismo busca ser capaz de competir com instituições como o Banco Mundial, dominadas pelos países ocidentais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação