Economia

Impasse no orçamento coloca Estados Unidos a 24 horas de calote

Parlamentares não chegam a acordo sobre aumento do teto da dívida e país está na iminência de não honrar o pagamento dela

postado em 16/10/2013 08:21
Os Estados Unidos estão a 24 horas de despencar no abismo fiscal, ameaçando levar junto a economia mundial. Depois de as negociações entre os líderes do Senado para aprovar o Orçamento e elevar o teto da dívida soberana terem avançado na segunda-feira, a Câmara explicitou na terça-feira (15/10) a intransigência de sua maioria republicana. Com a continuidade do impasse, a administração democrata completou 15 dias de paralisia parcial e deixou os mercados financeiros em estado de alerta.

Barack Obama se reúne com deputados democratas na Casa Branca para avaliar os riscos do impasse
[SAIBAMAIS]Câmara e o Senado seguem trabalhando hoje em frentes distintas. Enquanto senadores retocam um plano bipartidário, que pode elevar até 15 de fevereiro o teto da dívida, atualmente em US$ 16,7 trilhões, os deputados insistem em criar uma alternativa nova para evitar o calote histórico, mas incluindo itens que sofrem a oposição do governo.



O presidente da Câmara, o republicano John Boehner, afirmou que não há nenhuma decisão no Congresso capaz de encerrar o impasse fiscal. Mesmo assim, prometeu empenho do seu partido, majoritário na Casa, para encontrar saídas que evitem o colapso sem precedentes a partir de amanhã. Seu plano para reabrir o governo, paralisado desde 1; de outubro, inclui a suspensão, por dois anos, do imposto sobre equipamentos médicos previsto na reforma do sistema de saúde.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação