Economia

O que aconteceria nos Estados Unidos se não houver acordo no Congresso?

Secretário do Tesouro disse que conta apenas com 30 bilhões de dólares para enfrentar um déficit mensal de cerca de 60 bilhões

Agência France-Presse
postado em 16/10/2013 15:35
O Tesouro dos Estados Unidos afirmou que, quando a quinta-feira (17/10)começar, não terá dinheiro suficiente para pagar suas contas, a menos que o Congresso aumente o teto de sua dívida, de 16,7 trilhões.

O secretário do Tesouro, Jacob Lew, disse que conta apenas com 30 bilhões de dólares, uma cifra pequena em relação à economia norte-americana, sem mais "medidas extraordinárias", para enfrentar um déficit mensal de cerca de 60 bilhões.



O Tesouro não diz com precisão quando poderia ocorrer, se não houver acordo, a suspensão dos pagamentos de algum compromisso. Suas receitas são variáveis e os pagamentos são de milhões a cada mês, incluindo desde salários de funcionários do governo e cheques de previdência social dos aposentados até pagamentos a fornecedores e juros da dívida.

O Senado alcançou um acordo para superar o bloqueio nesta quarta-feira, mas este deve ser referendado pela Câmara de Representantes para que o presidente Barack Obama possa transformá-lo em lei.

O Tesouro também não esclarece se priorizará pagamentos nem como, já que alguns estão programados por computador.

O Bipartisan Policy Center (BPC), um centro de análise de Washington, diz que um default poderia ocorrer entre 22 de outubro e 1; de novembro, apesar de poder ampliar "um par de dias" se continuar a paralisia do governo que implica no fechamento de serviços públicos, menores gastos que o habitual.

O economista chefe do Goldman Sachs, Jan Hatzius, disse que a data limite de quinta-feira seria "administrável" pelo menos por alguns dias, mas acrescentou que no dia 25 de outubro o Tesouro terá menos de 10 bilhões de dólares.

Abaixo, o que acontecerá se não houver acordo entre as duas Câmaras do Congresso:

17 de outubro: o dinheiro à disposição do Tesouro cairá a 30 bilhões de dólares, dos 88 bilhões que tinha a começo do mês.

Continua cobrando impostos e outras receitas para que possa continuar pagando a maioria de suas obrigações, mas as entradas variam dia a dia, o que torna difícil dizer exatamente se e quando o default se tornaria efetivo.

22 de outubro:
o Escritório de Orçamento do Congresso, um ente público autônomo, e o BPC, estimam que este seria o primeiro dia que o governo estaria incapacitado de cancelar todas as suas contas, embora não deva fazer pagamentos importantes nesta data.

23 de outubro:
o governo deve emitir cheques de 12 bilhões de dólares em prestações sociais, segundo o BPC.

24 de outubro: o Tesouro precisaria refinanciar cerca de 93 bilhões de dólares em dívida. Embora a operação não represente um novo gasto para o Departamento do Tesouro, pois se trata de pagar os credores com títulos, isso implica alguns riscos, sobretudo, a longo prazo.

31 de outubro: o Tesouro tem que pagar 6 bilhões de dólares em juros de dívida do governo, além de refinanciar 115 bilhões de dólares em títulos.

1; de novembro: o governo deve desembolsar mais de 55 bilhões de dólares para pagamentos do Medicare (serviço médico a pessoas de poucos recursos) e prestações sociais, assim como de salários de membros ativos e aposentados das Forças Armadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação