Economia

Crescimento dos EUA continuou entre "modesto e moderado" em setembro, FED

Em relatório de conjuntura, o banco central aponta incerteza em empresas e nos negócios pela falta de acordo no Congresso para aumentar o limite legal de endividamento do país

Agência France-Presse
postado em 16/10/2013 15:52
A economia dos EUA continuou sua expansão em ritmo entre "modesto e moderado" em setembro, segundo o Livro Bege do Federal Reserve (Fed, banco central), publicado nesta quarta-feira (16/10). Neste relatório de conjuntura, o banco central também aponta uma "crescente incerteza" para as empresas e nos negócios pela falta de acordo no Congresso para aumentar o limite legal de endividamento do país e reabrir serviços públicos fechados desde 1; de outubro por falta de uma lei de orçamento.



Das 12 regiões do Federal Reserve, oito reportaram o mesmo nível de crescimento anterior, enquanto o crescimento caiu nas quatro outras regiões. O consumo das famílias continuou aumentando e os varejistas se mantêm otimistas para a temporada de Natal.

No setor imobiliário, a construção de casas cresceu mais que a não-residencial. Alguns corretores se mostraram preocupados com a alta das taxas de juros imobiliários, mas outros opinaram que, pelo contrário, isso favorece a atividade, pois os compradores se apressam a adquirir seu imóvel antes que as taxas subam ainda mais.

As vendas de automóveis se mantêm "fortes".

O crescimento do emprego continua sendo "modesto" e alguns empregadores destacaram "as incertezas em relação à aplicação da lei sobre o seguro de saúde, mas também em relação ao debate sobre o orçamento".

A pressão sobre os preços é "limitada". A maioria das regiões registrou apenas pequenas altas das matérias-primas. A pressão sobre os salários continua sendo modesta.

Este relatório abarca um período das seis semanas anteriores a 7 de outubro.

A duas semanas de uma próxima reunião do comitê de Política Monetária do Federal Reserve, nos dias 29 e 30 de outubro, o Livro Bege é um dos poucos documentos oficiais que presta contas do estado sobre a economia para este período.

Desde o fechamento parcial dos serviços administrativos federais no dia primeiro de outubro pela falta de uma lei de orçamento, quase todos os indicadores deixaram de ser publicados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação