Economia

Estados Unidos: Senado aprova acordo para elevar teto da dívida

Agência France-Presse
postado em 16/10/2013 23:15
Washington - O Senado dos Estados Unidos adotou nesta quarta-feira um texto que eleva o teto da dívida americana até 7 de fevereiro, e a proposta será votada agora pela Câmara de Representantes, antes da sanção do presidente Barack Obama.

A proposta foi aprovada por 81 votos contra 18, horas antes do início do período de risco de "default", e deve permitir a reabertura do governo federal, parcialmente paralisado desde o dia 1; de outubro.

O acordo entre as bancadas dos partidos Democrata e Republicano prevê a votação do projeto de lei de forma imediata pela Câmara de Representantes.

Em seguida, o texto será levado para a sanção de Obama, encerrando uma batalha em torno do orçamento que se arrastou por várias semanas e paralisou Washington.

Obama prometeu sancionar a elevação do teto da dívida nacional, assim que o texto for aprovado pela Câmara de Representantes.

Em pronunciamento à Nação, o presidente destacou que Washington deve "recuperar" a confiança dos americanos e parar de "governar de crise em crise".

O texto aprovado pelo Senado prevê a elevação do limite da dívida até 7 de fevereiro, e a reabertura das agências federais até 15 de janeiro, além da formação de uma comissão para negociar um orçamento definitivo para o ano fiscal de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação