Economia

Congresso dos Estados Unidos eleva limite da dívida do país até fevereiro

Agência France-Presse
postado em 16/10/2013 23:42
Washington - O Congresso dos Estados Unidos elevou nesta quarta-feira o limite da dívida do país até 7 de fevereiro, após o Senado e a Câmara de Representantes aprovarem o texto, que afasta momentaneamente o risco de "default".

Uma ampla maioria dos deputados votou a favor do texto, enviado à Câmara imediatamente após ser aprovado no Senado, em razão de um acordo entre democratas e republicanos para superar a crise em torno do orçamento federal.

O texto será sancionado agora pelo presidente Barack Obama, encerrando uma batalha em torno do orçamento que se arrastou por várias semanas e paralisou Washington parcialmente.

Em pronunciamento à Nação após a votação no Senado, o presidente destacou que Washington deve "recuperar" a confiança dos americanos e parar de "governar de crise em crise".

O texto prevê a elevação do limite da dívida até 7 de fevereiro, e a reabertura das agências federais até 15 de janeiro, além da formação de uma comissão para negociar um orçamento definitivo para o ano fiscal 2014.

A medida também estipula o pagamento retroativo dos funcionários licenciados devido à falta de recursos do governo para honrar seus salários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação