Economia

Acompanhe em vídeo ao vivo o leilão do Campo de Libra do pré-sal

postado em 21/10/2013 15:09

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

<--[if gte mso 10]> <[endif]--><--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

O Campo de Libra é o primeiro leilão sob o regime de partilha no Brasil. O leilão prevê a exploração de petróleo e gás natural na camada pré-sal sob o regime de partilha (em que a União fica com parte do óleo extraído pelas empresas vencedoras). A abertura dos envelopes em um hotel do Rio de Janeiro com a proposta vencedora, a do maior percentual destinado à União do óleo excedente na produção, colocará em marcha investimentos de US$ 1,7 trilhão (R$ 3,7 trilhões) ao longo dos 30 anos de concessão. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a exploração do campo de Libra deve dobrar as reservas nacionais de petróleo ; a estimativa é que o volume de óleo recuperável seja de 8 bilhões a 12 bilhões de barris ; as reservas nacionais são hoje de 15,3 bilhões de barris.

[VIDEO1]

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Além dos 10%, a Petrobras tem direito a outros 30%, de acordo com o edital.

Apenas uma proposta foi apresentada. Fazem parte do consórcio Petrobras (10%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%), CNOOC (10%).

O tempo para a entrega das propostas foi de três minutos.


A proposta vencedora será a que oferecer para a União o maior percentual de óleo produzido. A oferta mínima do edital foi de 41,65%.

Os consórcios interessados em participar da licitação poderão conter no máximo cinco cintegrantes.

A Comissão Especial de Licitação se apresentou e agradeceu aos profissionais quefarão parte do leilão desta tarde. Sérgio Henrique de Souza Almeida, representante da superintendência de exploração da ANP explicou a parte técnica do processo.


Edison Lobão, ministro de Minas e Energia falou logo depois. "Libra será um divisor de águas entre o passado e o futuro". O Campo de Libra vai ser o primeiro leilão sob o regime de partilha no Brasil.

A diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard deu início ao evento explicando as regras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação