Economia

Brasil e Uruguai têm firme intenção de apresentar proposta do Mercosul à UE

O bloco sul-americano, integrado por duas potências agrícolas como Brasil e Argentina, critica a Europa por seus subsídios à agricultura

Agência France-Presse
postado em 21/10/2013 19:25
Montevidéu - Brasil e Uruguai já têm suas propostas prontas sobre as ofertas tarifárias para um TLC entre Mercosul e a UE e têm "firme intenção" de que o bloco sul-americano as apresente em dezembro, afirmou nesta segunda-feira (21/10) o chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo.

"Estamos empenhados em apresentar a oferta do bloco no final deste ano como foi acordado e temos, tanto Brasil como Uruguai, nossas propostas prontas", informou Figueiredo em coletiva de imprensa, após se reunir em Montevidéu com seu homólogo uruguaio, Luis Almagro, e o presidente José Mujica.

"É, portanto, nossa firme intenção levá-las a Bruxelas em dezembro, quando a UE vai ter pronta sua proposta", afirmou. O Mercosul e a UE retomaram em 2010 as negociações - após uma suspensão de seis anos - para um acordo de livre comércio entre ambos os blocos.



Contudo, as medidas protecionistas adotadas pela Argentina - denunciadas pelos Estados Unidos e pela UE na Organização Mundial de Comércio (OMC)- e a suspensão, no ano passado, do Paraguai do bloco pela destituição do então presidente Fernando Lugo atrasaram as conversas entre os dois blocos.

"A ideia é a apresentação do bloco Mercosul", acrescentou o chanceler brasileiro. "Tenho boas informações sobre a proposta do Paraguai e sobre a da Argentina (que) se está preparando. Como estamos falando de dezembro, ainda há tempo para a conclusão das propostas e para uma conversa e entendimento entre os membros do Mercosul", acrescentou.

O bloco sul-americano, integrado por duas potências agrícolas como Brasil e Argentina, critica a Europa por seus subsídios à agricultura. A Europa busca maior acesso no setor industrial.

A Venezuela se transformou, em dezembro, no membro mais recente do Mercosul, mas não participa das negociações com a UE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação