Economia

Brasil lança plano para enfrentar vazamentos de petróleo após leilão

O plano foi lançado exatamente um dia depois de o governo licitar o campo gigante de Libra, o maior do país e o primeiro da camada do pré-sal

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 19:02
O governo brasileiro lançou nesta terça-feira (22/10) um plano de emergência contra grandes vazamentos de petróleo no mar, um dia depois do leilão de licitação do campo de Libra, o primeiro do pré-sal e a maior reserva petroleira do país.

O plano detalha a atuação coordenada pelo governo diante de um eventual vazamento maciço no mar e implicará o uso da "melhor tecnologia", informou durante uma entrevista coletiva a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira.



"Não significa que estávamos completamente desassistidos até agora. Havia sistemas de emergência" que as empresas devem atualizar para fazer qualquer exploração petroleira, explicou o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão.

[SAIBAMAIS]O plano foi lançado exatamente um dia depois de o governo licitar o campo gigante de Libra, o maior do país e o primeiro da camada do pré-sal, situada entre 5 e 7 km de profundidade, debaixo de uma grossa camada de sal, descoberta em 2007.

Antes do leilão, muitos criticaram a inexistência de um plano de contingência em caso de vazamento, previsto em uma lei do ano 2000.

O Brasil explora boa parte de seu petróleo em alto-mar, mas as novas jazidas estão a uma profundidade ainda maior. O plano pretende evitar acidentes e vazamentos maciços em alto-mar, como o ocorrido no Golfo do México em 2010.

Em novembro de 2011, o campo do Frade, a bacia de Campos sofreu um vazamento de mais de 3.000 barris, em uma área situada 370 km a noroeste do litoral do Rio de Janeiro.

Após multas milionárias, em setembro passado a Justiça chegou a um acordo com a americana Chevron e a suíça Transocean, responsabilizadas pelo vazamento, para encerrar as ações judiciais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação