Economia

Paralisia atingiu empregos e crescimento nos EUA, diz Casa Branca

O presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca apresentou a primeira análise oficial detalhada da paralisia parcial do governo e a saga do default

Agência France-Presse
postado em 22/10/2013 19:06
A Casa Branca disse nesta terça-feira (22/10) que a paralisia política deste mês provavelmente reduzirá pelo menos 0,25 ponto percentual do crescimento econômico do quarto trimestre e significar a criação de 120 mil empregos a menos em outubro.

Jason Furman, presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, apresentou a primeira análise oficial detalhada da paralisia parcial do governo e a saga do default, que ele chamou de uma "ferida econômica auto-inflingida".


Furman disse que o estudo, usando múltiplos fluxos de dados, mostrou que o drama político de 16 dias reduziu a taxa de crescimento do quarto trimestre em 0,25 ponto percentual.

Isso significa que a economia criou "120 mil empregos a menos do que teríamos criado no mês de outubro". Furman alertou que as coisas podem piorar.

"Quero destacar que isso é apenas baseado nos dados que temos até 12 de outubro. Se avançarmos mais em outubro, esses números podem mudar e se tornar potencialmente piores".

"Tudo isso apenas ressalta o quanto a paralisia e a chantagem foram desnecessárias e perigosas para nossa economia e porque é tão importante evitar repetir isso".

Furman deu esta declaração no dia em que o Departamento de Trabalho divulgou os dados de emprego de setembro, que foram divulgados com atraso por causa da paralisia, que acabou na semana passada com um acordo de última hora no Congresso para reabrir as operações federais e elevar o teto da dívida.

Os números mostraram que a criação de empregos foi lenta, mesmo antes da paralisia.

A taxa de desemprego caiu a 7,2% em setembro, em relação a 7,3% no mês anterior.

A economia produziu 148 mil empregos, menos que o esperado, durante o mês anterior, mas as revisões dos dados de julho e agosto, que somaram 9 mil empregos líquidos, ajudaram a empurrar a taxa de desemprego para baixo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação