Economia

Espanha começa a ver resultados após duros ajustes econômicos

O Banco Central de Espanha anunciou um crescimento de 0,1% no terceiro trimestre do ano

Agência France-Presse
postado em 23/10/2013 17:06
Santiago - A economia espanhola começou a ver resultados dos ajustes implantados, disse Angel Gurría, secretário geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), após o anúncio de um crescimento de 0,1% no terceiro trimestre.

"Passamos um período duríssimo, complicadíssimo, social e politicamente também, mas já começam a ser vistos os resultados", disse Gurría em coletiva de imprensa em Santiago de Chile, após apresentar um relatório sobre a economia chilena.

O Banco Central de Espanha anunciou nesta quarta-feira (23/10) um crescimento de 0,1% no terceiro trimestre do ano, após nove trimestres consecutivos de quedas de uma economia abalada pelo estouro de uma bolha imobiliária e a crise financeira internacional.

Segundo Gurría, a Espanha "está começando a crescer pela via de mais exportações, porque é mais competitiva" em relação à Europa e "porque fiz os ajustes", sobretudo, "nos custos do trabalho".



"Estamos em um momento de mudança: não estamos cantando vitória nem muito menos, nem (dissemos) que esta é a situação ideal, mas sim que estamos vendo uma transformação qualitativa muito importante", acrescentou o secretário geral da OCDE.

Quanto ao mercado de trabalho, apesar do modesto crescimento econômico, as taxas altíssimas de desemprego (26,3% no segundo trimestre) serem mantidas, Gurría afirmou que "está começando a se observar alguma melhoria setorial".

"Não é generalizado, são crescimentos modestos, mas já saímos do vermelho", afirmou. O governo espanhol prevê uma queda do PIB de 1,3% este ano e um crescimento de 0,7% em 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação