Economia

Crescimento potencial do Brasil reduz e chega a 3,5%, aponta FMI

A estimativa é de que a expansão econômica do Brasil entre 2015 a 2019 fique em 3,4%

postado em 23/10/2013 20:17
A expansão potencial do Brasil ficou menor, apontou o Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (23/10), a expansão potencial agora é de 3,5%. Cerca de 0,75 ponto porcentual abaixo do previsto pelo Fundo.

O crescimento potencial mede quanto uma economia poderia avançar, ou seja, é a capacidade de produção de bens e serviços de uma economia.

De acordo com o Fundo, para chegar a essa taxa de 3,5%, o Brasil precisa estimular o investimento e melhorar a produtividade e a competitividade. A estimativa é de que a expansão econômica do Brasil entre 2015 a 2019 fique em 3,4%. Já entre 2020 e 2030, a média projetada é de 3%.



Segundo o documento, o governo brasileiro depende de ;ganhos extraordinários; e ;ajustados; para conseguir cumprir a meta. A política monetária recomenda que o Banco Central continue comprometido em conter a pressão de aumento de preços e em ancorar as expectativas dos agentes do mercado financeiro.

O relatório só foi publicado na íntegra nesta quarta-feira (23/10). No documento contém a avaliação do Fundo com base em conversas com o Brasil feitas em maio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação