postado em 24/10/2013 14:15
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (24/10) os 310 projetos de saneamento e pavimentação que foram selecionados para receber R$ 13,5 bilhões em investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2). As obras vão beneficiar 1.198 municípios de todos os estados do país e o Distrito Federal.
De acordo com o governo, os projetos prevêem a pavimentação de 7,5 mil quilômetros de vias e recapeamento e implantação de ciclovias, além de 15 mil quilômetros de calçadas, sinalização, acessibilidade e faixas de pedestres. Também serão aplicados recursos na construção de sistemas de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e esgoto sanitário.
Durante cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta disse que o país está ;muito aquém; no que diz respeito a saneamento. Segundo Dilma, o tratamento do esgoto e o acesso à água são essenciais, e seu governo já investiu R$ 39 bilhões na área. "Esgoto não é magnífico na sua aparência. Esgoto tem que ser bem tratado, coletado e tem que se traduzir em projetos técnicos de alta qualidade."
A presidenta reforçou que as ações seguem uma linha prioritária para seu governo, em busca de melhoria da qualidade de vida da população. ;O Brasil precisa, simultaneamente, atacar várias áreas, mas tendo um foco. São várias áreas, do saneamento até o petróleo. Vai de médico até pavimentação. Mas o foco é que temos que garantir qualidade de vida, e isso significa serviços públicos e infraestrutura para a nossa população;, ressaltou Dilma.