Economia

Governo promete agir contra abusos de preços na Copa do Mundo de 2014

A informação foi dada pela ministra Gleisi Hoffman, chefe da Casa Civil da Presidência da República, após reunião mantida nesta quinta-feira (24/10), no Palácio do Planalto

postado em 24/10/2013 16:16
A informação foi dada pela ministra Gleisi Hoffman, chefe da Casa Civil da Presidência da República, após reunião mantida nesta quinta-feira (24/10), no Palácio do PlanaltoO governo não quer que os turistas que virão ao Brasil no ano que vem para a Copa do Mundo sejam explorados e, por isso, já está fazendo levantamento dos custos de passagens aéreas e hotéis para que, no início de novembro, tenha condições de saber como os preços vão se comportar, com base na demanda que estiver ocorrendo. Caso haja abusos, o governo vai agir.

A informação foi dada pela ministra Gleisi Hoffman, chefe da Casa Civil da Presidência da República, após reunião mantida nesta quinta-feira (24/10), no Palácio do Planalto, com representantes de setores do governo que têm atuação nas questões da Copa, como os ministérios do Esporte, do Turismo e da Justiça.

Segundo Glesi, os três ministérios estão trabalhando no assunto. ;Já temos um acompanhamento dos preços ; como estão hoje e qual a projeção que se faz;. Para evitar abusos nos preços de hotéis e passagens aéreas, como a imprensa apontou recentemente, a ministra disse que haverá reuniões com vários setores envolvidos com o evento, entre eles a Fifa e a operadora da entidade. O governo também vai ;conversar com as companhias aéreas;, acrescentou a ministra.

;Queremos ter um concertação nacional para que a Copa tenha uma boa receptividade e seja receptiva a todos que venham ao Brasil e que o preço seja justo. Queremos isso, esta é a nossa meta;, disse Gleisi. Ela admitiu que um levantamento feito pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, constatou ;tendência de aumento dos preços, não só em razão da Copa, mas sempre que ocorrem eventos maiores nas cidades, em momentos de maior movimentação de pessoas;.



De acordo com a chefe da Casa Civil, na reunião de hoje, o representante do Ministério do Esporte fez uma exposição sobre o sorteio dos ingressos para a Copa de 2014, as chaves, os jogos e ;como a Fifa está conduzindo isso;. Já o representante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) fez uma avaliação sobre a questão das companhias (aéreas) e a rede hoteleira.

;Foi uma reunião em que buscamos unificar todas as informações dos diversos setores e agir, a partir de agora;, disse a ministra. Sobre a possibilidade de ampliar a malha aérea para melhorar a oferta de voos no país, Gleisi informou que o assunto ;está sendo analisado e conversado. A Secretaria de Aviação Civil está coordenando isso junto com a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], em um trabalho de preparação dos aeroportos;.

;Teremos um quadro mais detalhado; [sobre passagens aéreas e hotéis] depois do sorteio dos ingressos, pois será possível saber o fluxo de pessoas e demanda pela rede hoteleira. Queremos a certeza de que os preços cobrados serão justos. Queremos entrar em acordo com as empresas, oferecer preços justos, mas, se tivermos abuso de preços, o Estado brasileiro vai atuar, sim;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação