Economia

Fed adota projeto de regulamentação sobre reservas de liquidez em bancos

A proposta votada pela direção do Fed e agora aberta a comentários dos bancos durante 90 dias, é "um componente chave de nosso esforço para promover a estabilidade financeira"

Agência France-Presse
postado em 24/10/2013 17:58
O banco central norte-americano (Federal Reserve, Fed) adotou nesta quinta-feira (24/10) uma regulamentação que exige que os grandes bancos reforcem suas reservas para resistir a uma crise financeira como a de 2008.

A proposta votada pela direção do Fed e agora aberta a comentários dos bancos durante 90 dias, é "um componente chave de nosso esforço para promover a estabilidade financeira", disse o presidente do organismo, Ben Bernanke.

Esta regra que será efetivamente aplicada no começo de 2015 "exige, pela primeira vez nos EUA, reservas de liquidez de qualidade, o que vai favorecer um sistema financeiro mais seguro e resistente", acrescentou o titular do Fed.

Esses ativos líquidos são tipicamente dinheiro e títulos.



Os bancos maiores, com mais de 250 bilhões de dólares de ativos deverão ter liquidez para se sustentar durante 30 dias em um cenário de estresse financeiro. Os bancos médios, com 50 a 250 bilhões de dólares de ativos, deverão se garantir por 21 dias.

Esta imposição das relações de liquidez (LCR em inglês) "deve reduzir a probabilidade de que um importante e complexo grupo financeiro peça assistência quando enfrentar uma severa crise de liquidez", acrescentou o texto.

O novo marco regulatório internacional, chamado Basileia III, elaborado após a crise financeira que começou em 2008 nos EUA, busca reforçar os fundos próprios dos bancos e suas reservas de liquidez para limitar os riscos de quebra e evitar novas crises.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação