Economia

Aumento de interesse estrangeiro pelo BB motivou ampliação de limite

Nesta sexta-feira (25/10), um decreto presidencial que elevou o limite dessa participação de 20% para 30% do capital ordinário da empresa

postado em 25/10/2013 13:53
O aumento do interesse por ações do Banco do Brasil motivou a ampliação do limite de participação de capital estrangeiro na instituição. Nesta sexta-feira (25/10), no Diário Oficial da União, foi publicado decreto presidencial que elevou o limite dessa participação de 20% para 30% do capital ordinário da empresa.

Segundo o vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil, Ivan Monteiro, o limite anterior (20%) havia sido autorizado pelo governo em setembro 2009. De acordo com Monteiro, atualmente, a participação já estava próxima desse limite. Em maio deste ano, chegou a 19,97%, e em junho, foi a 19,4%. ;Há uma tendência de crescimento. Vai ultrapassar os 20%;, disse.

;O objetivo [ao ampliar a participação estrangeira] é aumentar a liquidez das ações do banco. Quanto mais liquidez, mais valorizadas são;, disse Monteiro.



Monteiro lembrou que há uma discussão sobre mudança na metologia de cálculo do Ibovespa, índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo (BM). Segundo ele, há a discussão de incluir no índice tanto a liquidez quanto o valor da companhia. As ações do Banco do Brasil correspondem a cerca de 3,8% do Ibovespa.

Monteiro acrescentou que também haverá ganho relativo em relação à situação atual, ao se aumentar a liquidez das ações. De acordo com Monteiro, se o banco ganhar maior presença no índice, os fundos que acompanham o Ibovespa terão que comprar mais ações da instituição financeira.

De acordo com Monteiro, em junho deste ano, o governo tinha cerca de 58% do capital do banco e a Previ (previdência privada dos funcionários do Banco do Brasil), 10,4%. Outros 30,2% são de livre movimentação, com participação de brasileiros e estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação