Economia

Rússia registra crescimento trimestral decepcionante de 1,2%

O vice-ministro da Economia, Andrei Klepach, informou que a economia cresceu 1,2% entre julho e setembro, em comparação ao mesmo período de 2012

Agência France-Presse
postado em 25/10/2013 18:06
A taxa de crescimento da Rússia no terceiro trimestre caiu muito abaixo das expectativas nesta sexta-feira (25/10) em um golpe para o governo, que espera evitar o pior desempenho da economia desde o colapso econômico de 2008-2009.

O vice-ministro da Economia, Andrei Klepach, informou que a economia cresceu 1,2% entre julho e setembro, em comparação ao mesmo período de 2012. A taxa anual foi a mesma do segundo trimestre e menor que os 1,6% de alta dos primeiros três meses do ano.

"A estagnação continua", disse Klepach citado pela Interfax. "Há uma pausa no crescimento".

Para Klepach, uma olhar mais atento aos números mostra decepcionantes sinais de uma economia que está desacelerando, ao invés de ganhar ritmo.

Tanto o governo como economistas esperavam que a economia russa acelerasse na segunda metade do ano e atingisse uma taxa anual de cerca de 1,8%.



O presidente Vladimir Putin prometeu inicialmente um crescimento de 5% em 2013 - um número que significava uma melhora em comparação com as taxas de 3,4 a 4% de 2010 a 2012.

O Bank of America Merill Lynch previu um crescimento de 1,6 a 1,7% no terceiro trimestre - uma leve redução de sua projeção anterior.

O banco atribuiu o mais recente desapontamento da Rússia a uma colheita ruim, que foi prejudicada por um dos outonos (no hemisfério norte) mais chuvosos em anos.

"A Rússia teve o mês de setembro mais chuvoso já registrado em sua história, o que causou enchentes em algumas áreas produtoras e prejudicou seriamente a colheita", disse o analista do Bank Of America Merill Lynch, Vladimir Osakovsky.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação