Economia

Petrobras propõe atualização inflacionária para preços de combustíveis

Contudo, a medida agrada os investidores

postado em 29/10/2013 08:31
Para Almir Barbassa, diretor financeiro da estatal, aumentos regulares servem para dar previsibilidade ao caixa

Mesmo sem garantia de reajuste dos preços dos combustíveis neste ano para estancar a sangria do caixa da empresa, afetado pela política de combate à inflação, a diretoria da Petrobras conseguiu dobrar o pessimismo de investidores, ao propor ao seu controlador, a União, nova metodologia de preços. À espera do sinal verde do conselho de administração, o cálculo não ajustará tabelas tão cedo, mas dará previsibilidade de receitas, explicou o diretor financeiro, Almir Barbassa, informando que a companhia já iniciou simulações. ;Será um ajuste periódico e automático, sem precisar voltar à diretoria para ser aprovado;, acrescentou.

[SAIBAMAIS]A simples notícia da proposta disparou as ações da estatal, logo na abertura dos negócios de ontem na Bolsa de Valores de São Paulo (BM), alcançando rapidamente 8% de alta, mesmo após a divulgação de um resultado trimestral frustrante. No fim do dia, os papéis preferenciais (PN) subiram 7,57% e os ordinários, 9,82%. O resultado puxou o índice geral, que encerrou em 1,7%. Para analistas, um gatilho de reajustes descolaria a empresa do risco político. Mas, no passado, o uso desse indexador foi combatido por dar fôlego à inflação.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação