Economia

Faltam técnicos e engenheiros qualificados em 65% das indústrias do Brasil

Pesquisa da CNI mostra que falta de mão de obra qualificada dificulta a competitividade. Mais de 80% das empresas investem em cursos

Antonio Temóteo
postado em 29/10/2013 08:47

Fabiane Oliveira mal se formou e recebeu três propostas de emprego. Agora, ela pensa em fazer uma pós

A falta de trabalhadores qualificados é um problema em 65% das indústrias brasileiras, apontou uma pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento levou em conta os segmentos extrativo e de transformação ; foram consultados 1.761 empresas de pequeno, médio e grande portes. O estudo também indicou que, para suprir essa necessidade, 81% das companhias investem em capacitação própria dos funcionários.

[SAIBAMAIS]O gerente executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, explicou que, por causa da escassez de mão de obra qualificada, há um ;aprofundamento das dificuldades em aumentar a produtividade, o que se reflete em perda de competitividade da indústria brasileira no mercado global;. Ele ressaltou ainda que a situação se perpetua em um cenário no qual a atividade registra um baixo crescimento. ;À medida que o setor voltar a crescer, o problema vai se acirrar;, disse Fonseca.



Além de capacitar os próprios trabalhadores, 43% das empresas optam por fortalecer a política de retenção de mão de obra, com o aumento de salários e a oferta de benefícios. Outra medida adotada por 38% das companhias é a qualificação por meio de cursos fora do ambiente laboral. O problema de falta de força de trabalho só diminuiu nas empresas de pequeno porte, segundo a pesquisa.


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação