Economia

Banco Barclays é investigado por possível manipulação do mercado de divisas

O banco destacou que está "examinando as operações no mercado de divisas ao longo de um período de vários anos, até agosto de 2013"

Agência France-Presse
postado em 30/10/2013 10:27
Londres - O banco britânico Barclays, o primeiro punido pela manipulação da taxa interbancária Libor, anunciou nesta quarta-feira (30/10) que está sendo investigado por uma possível manipulação do mercado de divisas. "O Barclays recebeu pedidos de informação de certas autoridades, vinculados a suas investigações", afirma o banco em um comunicado, no qual informa que voltou a registrar lucro no terceiro trimestre de 2013.

Em junho de 2012, o Barclays foi o primeiro banco punido por manipulação da taxa interbancária Libor
O banco destacou que está "examinando as operações no mercado de divisas ao longo de um período de vários anos, até agosto de 2013". Também afirma que está "cooperando com as autoridades competentes nas investigações, que parecem envolver múltiplos atores do mercado em vários países". A nova acrescenta que no momento não é possível avaliar o impacto que as investigações terão no grupo.



Autoridades financeiras britânicas e suíças indicaram nas últimas semanas que estavam investigando possíveis manipulações do mercado de divisas, um escândalo potencial que poderia envolver grandes bancos internacionais. Em junho de 2012, o Barclays foi o primeiro banco punido por manipulação da taxa interbancária Libor, que influencia o custo dos empréstimos imobiliários a clientes particulares.

O Barclays também anunciou nesta quarta-feira que no terceiro trimestre voltou a registrar um resultado positivo, com um lucro líquido de 511 milhões de libras (820 milhões de dólares). No mesmo período de 2012 o banco teve prejuízo de 183 milhões de euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação