postado em 05/11/2013 23:33
O grupo Walmart Brasil apresentou na manhã desta terça-feira (5/11), o resultado de uma parceria com 18 empresas líderes de mercado para a produção de produtos sustentáveis. A proposta envolve gigantes como P e Unilever, que remodularam itens já produzidos revendo toda a linha de produção, desde o tratamento dos trabalhadores e fornecedores, até a embalagem. O intuito é manter ou reduzir os preços dos produtos e aumentar as vendas em até 40%.A proposta é parte da terceira edição do programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, promovida pela rede de supermercados. Nos anos anteriores, foram elaborados, no total, 22 itens sustentáveis, que registraram crescimento de 43% nas vendas, segundo a Daniela de Fiori, vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade do Walmart Brasil.
Segundo dados do grupo, foram reduzidos, no processo total de fabricação,45 mil litros de combustível, 741 mil m; de água e 1.120 toneladas de gás carbônico, o equivalente a 6,5 milhões de quilômetros rodados. Além disso, houve economia de 614 mil kWh de energia, o equivalente a 256 mil lâmpadas de 100W, 61 toneladas de massa de embalagem e 125 toneladas de resíduos.
Para o gerente de sustentabilidade da Itambé, um dos grupos participantes, Maurício Petenusso, apesar dos altos investimentos necessários para transformar toda a linha de produção, o retorno costuma ser rápido: vai, geralmente, de três meses a um ano. Conforme ele, somente dois dos programas de sustentabilidade da empresa geraram, desde 2012, um retorno de R$ 1,5 milhão já descontados os investimentos.
A repórter viajou a convite do Walmart Brasil