Economia

Integrantes da equipe de Dilma defendem ajuste rápido nas contas públicas

O objetivo é combater a desconfiança nos rumos da economia. O deficit fiscal provocou um racha no governo.

Simone Kafruni
postado em 08/11/2013 08:38
O estrago nas contas públicas provocou um racha na equipe econômica. Parte dos auxiliares da presidente Dilma Rousseff passou a defender fortemente, nos bastidores, uma ação rápida do governo para fazer um ajuste crível na área fiscal. O argumento é de que a onda de incerteza que varre o país já provoca custos pesados, como o aumento das taxas de risco dos financiamentos ao governo e a empresas brasileiros. A desconfiança é tão grande que, desde 30 de outubro, um dia antes da divulgação do rombo recorde de R$ 9 bilhões de setembro, o real foi a moeda que teve a segunda maior desvalorização diante do dólar, numa amostra de 24 nações emergentes pesquisada pela Tendências Consultoria.

A moeda do Brasil só não está em primeiro lugar porque o Banco Nacional da República Tcheca começou a intervir no câmbio para enfraquecer a coroa e evitar a deflação no país. Ontem, o real perdeu ainda mais força diante do dólar, que fechou acima de R$ 2,30 pela primeira vez em dois meses, subindo 1,02%.



A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação