Economia

CNJ julga 19 processos com suspeitas de irregularidades em seleções

As supostas irregularidades analisadas nesta terça-feira se referem a 14 concursos de Tribunais de Justiça e cartórios

Vera Batista
postado em 12/11/2013 09:17
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) julga nesta terça-feira (12/11) 19 processos com suspeitas de irregularidades em 14 concursos públicos para Tribunais de Justiça e cartórios extrajudiciais. Entre os supostos problemas, estão a omissão de reserva de vagas para pessoas com deficiência, a realização de certames antes da convocação de aprovados em processos anteriores, a falta de qualificação de bancas examinadoras e conflito entre cronogramas de provas para cargos com o mesmo perfil. Essas seleções envolvem 2.254 vagas, além de cadastro reserva, com salários iniciais de até R$ 21,7 mil (veja quadro).

[SAIBAMAIS]Alessandro Dantas, consultor jurídico da Associação Nacional de Defesa e Apoio aos Concurseiros (Andacon), lembra que a tentativa de driblar a cota de oportunidades para pessoas com deficiência é, além de ilegal, bastante comum. A determinação constitucional é de reserva de 5% a 20% de vagas, nesses casos.



A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação