Rosana Hessel
postado em 12/11/2013 11:41
O consumidor brasileiro vai ter uma ferramenta para avaliar a qualidade dos estabelecimentos varejistas no momento exato em que estiver efetuando uma compra. O aplicativo, chamado Servir, poderá ser baixado em smartphone ou em tablet. O software foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia e Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e está sendo lançado nesta terça-feira, em Brasília, durante a abertura do Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Serviços (Simbracs), organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).O presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada, revelou que o aplicativo tem como objetivo buscar a excelência na prestação de serviços e ele será testado por funcionários do Inmetro até dezembro. Mas, a partir de março de 2014, o aplicativo estará disponível para o público no site do instituto. Os critérios de avaliação estarão focados em acessibilidade, instalações, variedade de produtos, atendimento e fila. As cinco notas variam de A até E.
;Todos os avaliadores serão capacitados pelo Inmetro, para dar credibilidade ao programa e ela poderá ser feita pela web;, explicou Jornada durante o painel ;Bem-estar do Consumidor: rumo à cultura de serviços;, que acontece nesta manhã. ;Inicialmente, a avaliação será feita apenas em supermercados, mas, em março, no varejo em geral;, completou.