Economia

Ainda há espaço para para mais cortes das taxas de juros, diz BCE

"Dependendo de como a inflação se comportar, ainda não estamos no fim do que é possível fazer quanto às taxas de juros", disse Joerg Asmussen

Agência France-Presse
postado em 12/11/2013 14:37
As taxas de juros da zona do euro, que o Banco Central Europeu reduziu na semana passada a um novo mínimo histórico, poderiam cair ainda mais, disse o membro do conselho executivo do BCE, Joerg Asmussen, nesta terça-feira (12/11).

"Dependendo de como a inflação se comportar, ainda não estamos no fim do que é possível fazer quanto às taxas de juros", disse Asmussen ao jornal regional Neue Osnabruecker Zeitung em uma entrevista que será publicada na quarta-feira.

Em uma ação surpreendente na semana passada, o BCE cortou em 0,25 ponto percentual sua taxa básica de juros a um novo mínimo histórico de 0,25%.

Leia mais notícias em Economia


[SAIBAMAIS]O BCE manteve inalterada a taxa de depósito a zero por cento para evitar reduzir a taxa a um valor negativo pela primeira vez. Enquanto o BCE alertou no passado que uma taxa de depósito negativa poderia ter consequências negativas imprevistas, o presidente do banco, Mario Draghi, insistiu que está tecnicamente pronto para essa mudança.

Asmussen também foi cauteloso. "Eu seria muito cauteloso sobre tomar essa medida já que teria um forte efeito de sinalização, mas eu não a descartaria a princípio", disse Asmussen. Ele admitiu que nem todos os membros do conselho da diretoria do BCE foram favoráveis a nova taxa de juros, mas Asmussen defendeu a decisão. "Eu não questionaria a necessidade de agir de modo assim para garantir a estabilidade de preços", disse ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação