postado em 13/11/2013 13:33
Rio de Janeiro ; As vendas no comércio varejista brasileiro cresceram 0,5% em setembro, na comparação com o mês anterior. Foi o sétimo mês consecutivo com resultado positivo, divulgou nesta quarta-feira (13/11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a receita nominal do setor teve alta de 0,8% na mesma comparação, mantendo o ritmo de crescimento desde junho de 2012.A Pesquisa Mensal de Comércio mostra que, em relação a agosto, sete das dez atividades pesquisadas registraram crescimento nas vendas e que a maior alta foi a do segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,4%), composto pelas lojas de departamentos, óticas, joalheria, artigos esportivos e brinquedos. Depois, vieram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (0,9%): material de construção (0,8%), combustíveis e lubrificantes (0,8%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), e tecidos, vestuário e calçados (0,0%).
Os resultados negativos ocorreram nas atividades de móveis e eletrodomésticos (-0,2%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,7%), e em veículos, motos, partes e peças (-5,1%).
Em relação a setembro de 2012, as vendas no comércio varejista nacional cresceram 4,1%, com oito das 14 atividades pesquisadas apresentando resultados positivos. O segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico foi também o que registrou a maior alta, de 14,8%, nesta comparação. Para o IBGE, ;o crescimento da massa de rendimentos e as facilidades de crédito explicam este comportamento;.