postado em 13/11/2013 14:28
A iniciativa da rede norte-americana de locadoras Blockbuster, que anunciou o fim das últimas 300 lojas físicas espalhadas pelos Estados Unidos, representa um marco para os serviços digitais no mercado de entretenimento. A medida pode ser encarada como mais uma vitória dos serviços sob demanda sobre a indústria das locadoras, já que a Blockbuster foi líder mundial no segmento durante vários anos, com mais de nove mil estabelecimentos só nos Estados Unidos.
[SAIBAMAIS]Segundo Joseph Clayton, presidente do Dish Network ; grupo que comprou a Blockbuster em 2011, após a empresa pedir concordata devido a dívida de aproximadamente US$ 1 bilhão -, a decisão de fechar as portas se dá por causa da migração dos usuários para os serviços de distribuição digital, como a Netflix, que reúne mais de 37 milhões de assinantes ao redor do mundo, segundo dados da própria empresa. "Não é uma decisão fácil", escreveu Clayton em um comunicado. "Mas a demanda do consumidor está se direcionando claramente para uma distribuição digital de vídeos de entretenimento."
A ideia é investir ainda mais no Blockbuster On Demand, serviço que oferece conteúdo por streaming. Vale lembrar que a Netflix, antes de obter sucesso com conteúdo exclusivo pela internet, também ofereceu serviços de entrega de DVDs em domicílio por dez anos.
Por aqui, silêncio
Apesar de não influenciar diretamente no Brasil, já que, por aqui, quem controla a Blockbuster é o grupo B2W, responsável por gerir empresas como as Lojas Americanas e o site Submarino, a movimentação nos EUA liga o alerta para a atuação da empresa no país. Em setembro deste ano, a Blockbuster brasileira informou que o serviço de entrega de DVDs em domicílio seria suspenso por data indeterminada. Desde então, apenas os postos físicos funcionam.
Procurada pelo Correio para falar sobre o futuro do mercado no Brasil, a Blockbuster se negou, por meio de assessoria de imprensa, a comentar o assunto. Diferente da rede norte-americana, não há qualquer movimentação ; pelo menos aparente ; para uma aproximação do mercado de streaming no país.
Netflix estreita laços com o Brasil
Em agosto deste ano, a Netflix estreou a produzida com conteúdo exclusivo para a plataforma de streaming, provando que o país é um dos alvos para o futuro. A toca, produzida pelo ator Felipe Neto, traz esquetes de comédia que mostram os bastidores e apresentam cada um dos integrantes do grupo de humor Parafernalha, um dos maiores acumuladores de fãs brasileiros no Youtube.
Outra iniciativa que comprova a aproximação da empresa com os usuários brasileiros é o , criado para consagrar um filme nacional. Por meio do site da empresa, os usuários do serviço votaram e deram a vitória ao longa Apenas o fim, com Erika Mader e Gregório Duvivier. O filme vai integrar o catálogo internacional da plataforma.