Economia

Turquia se nega a reduzir ainda mais compra de petróleo do Irã

O embargo ao Irã gera um problema para a Turquia, que comprava petróleo iraniano a um bom preço e que mantém relações econômicas e políticas muito estreitas com Teerã

Agência France-Presse
postado em 15/11/2013 13:14
Ancara - A Turquia reduziu de forma considerável sua compra de petróleo iraniano desde o ano passado e não pode fazer mais, declarou nesta sexta-feira seu ministro de Energia, Taner Yildiz. "Não podemos fazer mais, já fizemos o máximo", disse o ministro ante os jornalistas que perguntavam a ele se a Turquia ainda pensava em limitar suas importações de petróleo ao Irã, alvo de sanções americanas devido ao seu controverso programa nuclear.

Leia mais notícias em Mundo

O ministro explicou que o principal importador local, Tupras, que, depois das pressões americanas em 2012 reduziu em 20% em um primeiro momento sua compra a este país em relação a 2011, se limitava agora à compra de "105.000 barris de petróleo iraniano diários", contra 140.000 no ano passado. "Explicamos aos Estados Unidos nossa situação e que não podíamos fazer mais (...) O petróleo iraniano, que é de boa qualidade, tem uma importância estratégica para a segurança energética da Turquia", acrescentou Yildiz.

O embargo ao Irã gera um problema para a Turquia, que comprava petróleo iraniano a um bom preço e que mantém relações econômicas e políticas muito estreitas com Teerã. Seus intercâmbios comerciais se multiplicaram por 10 na última década, se situando em 16 bilhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação