Economia

Comissão bancária do Senado dos EUA aprova candidatura de Yellen ao Fed

Os senadores da Comissão votaram a favor de Janet Yellen, de 67 anos, por 14 votos a oito

Agência France-Presse
postado em 21/11/2013 14:09

A Comissão Bancária do Senado dos EUA aprovou nesta quinta-feira (21/11) a nomeação de Janet Yellen como a primeira presidente do Federal Reserve, última etapa antes da confirmação definitiva do plenário do Senado.



Os senadores da Comissão votaram a favor de Janet Yellen, de 67 anos, por 14 votos a 8. Sua confirmação pelo Senado - em data não informada, deve acontecer antes do fim do ano -, aparece como certa já que essa câmara é controlada pelos democratas.

Atual vice-presidente do Fed, Janet Yellen foi nomeada dia 9 de novembro pelo presidente Barack Obama para suceder Ben Bernanke, que deixará suas funções dia 31 de janeiro de 2014. Seu mandato durará quatro anos.

Alguns senadores republicanos se opõem a sua nomeação porque Yellen é favorável a uma política de taxas de juros baixas que poderiam fazer a inflação subir.

Contudo, o grupo é muito reduzido para fazer a decisão da Casa Branca fracassar.

Segundo as regras de procedimento, Yellen deverá obter pelo menos 60 votos em 100 no Senado. Os 55 democratas só precisam, portanto, de cinco republicanos.

Em sua audiência no Senado, Yellen defendeu a continuação de uma política monetária ultraflexível enquanto a recuperação continuar frágil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação