Economia

"Bancos espanhóis ainda enfrentam desafios significativos", alerta Moody's

Os empréstimos de risco, a maioria ligados ao setor imobiliário espanhol subiu a 6,9 bilhões de euros em relação a outubro

Agência France-Presse
postado em 21/11/2013 18:42
A agência de classificação de risco de crédito Moody;s alertou nesta quinta-feira (21/11) que os bancos espanhóis ainda enfrentam desafios significativos, apesar estar quase deixando o programa de resgate financiado pela zona do euro de 41 bilhões de euros.

A Espanha anunciou este mês que sairia do programa de resgate em janeiro sem buscar ajuda adicional do Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE).



A notícia foi um "crédito positivo" para os investidores em títulos de dívida de bancos espanhóis que arriscaram ser obrigados a aceitar algumas perdas se os bancos batessem à porta do MEE para obter mais ajuda.

"Contudo, não interpretamos a saída do programa de suporte europeu como um atestado da saúde dos bancos espanhóis", disse um relatório do analista sênior da Moody;s, Alberto Postigo.

"Os bancos do país ainda enfrentam significativos desafios de crédito devido ao alto número de empréstimos a inadimplentes, geração insuficiente de capital interno em relação aos requisitos de aprovisionamento com perdas de empréstimos e fraca capitalização relativa aos pares europeus", disse.

Os empréstimos de risco, a maioria ligados ao setor imobiliário espanhol, que entrou em colapso em 2008, subiu a 6,9 bilhões de euros em relação ao mês anterior para a quantia sem precedentes de 187,8 bilhões de euros em setembro, informou o Banco de Espanha esta semana.

"Apesar da saída do programa de assistência financeira eliminar a ameaça mais imediata de repartição dos prejuízos, acreditamos que os riscos para os credores não se dissiparam".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação