Economia

Cepal: América Latina precisa ampliar comércio intrarregional

De acordo com a comissão, a taxa de investimento dos países latinos é de 22% do PIB regional. O ideal seria 27%

Rosana Hessel
postado em 21/11/2013 20:41
A secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, acredita que a ampliação do comércio regional é uma foma de os países escaparem do baixo crescimento em meio às adversidades da economia global. Para ela, existe um enorme potencial que não está sendo aproveitado. ;O comércio intrapaíses latino-americanos é muito baixo e responde por apenas 19% das exportações totais. Na União Europeia, esse percentual é de 75%;, destacou.

Na avaliação da secretária, investimentos em comunicações e em infraestrutura e logística são cruciais para ampliar as trocas de mercadorias e serviços entre os países da região. Atualmente, de acordo com dados da Cepal, a taxa de investimento dos países latinos é de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) regional e o ideal seria que essa média subisse para 27% do PIB. ;Há um esforço para melhorar a integração regional, mas ainda é preciso mais empenho dos governos para que isso essa integração se torne realidade;, afirmou Alicia logo após participar da abertura da XIII Conferência de Ministros e Chefes de Planejamento da América Latina e do Caribe. começou hoje em Brasília e termina amanhã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação