Economia

Edição do Black Friday terá mais fiscalização este ano, diz organização

Objetivo é evitar problemas aos consumidores, que têm 24h para aproveitar as ofertas on-line

postado em 26/11/2013 14:18
Falsas promoções, congestionamento de sites, compras não realizadas, mau atendimento e risco de vazamentos de informações de clientes estão na mira dos organizadores do Black Friday Brasil. O dia de ofertas, que começa nesta sexta-feira (29/11), vai contar com um Código de Ética nesta edição. No trabalho de fiscalização, que será feito em conjunto com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o portal Busca Descontos, que organiza o evento, e órgãos de defesa do consumidor, as lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciarem ofertas reais e, caso não cumpram o acordo, sofrerão suspensão dos serviços.

O site oficial do Black Friday reunirá cerca de 6 mil produtos e serviços com descontos em 120 lojas virtuais. Eletrônicos, informática, celulares, eletrodomésticos, games, moda e acessórios devem ser as categorias mais procuradas pelos consumidores, na ação que vai reunir, por 24 horas, ofertas de produtos e serviços com descontos.



A expectativa da organização é de que as vendas on-line movimentem R$ 340 milhões em negócios, o que representa um crescimento de mais de 50% em relação ao Black Friday de 2012, quando foram vendidos R$ 217 milhões.

Black Friday

O Black Friday Brasil é inspirado na tradicional data do varejo americano, que ocorre todos os anos em novembro, logo após o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). A fim de limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto (de onde vem o nome), lojas abrem as portas durante as 24 horas do dia e oferecem promoções.

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