Economia

Crescimento brasileiro no ano passado foi revisado para 1,5%, diz Dilma

No ano passado, o Brasil registrou o pior crescimento desde 2009

postado em 26/11/2013 17:40
Dilma ressaltou que o PIB do ano passado, que era 0,9%, e passou para 1,5%
A economia brasileira teve o crescimento do ano passado revisado para cima, disse a presidente Dilma Rousseff. Em entrevista publicada nesta terça-feira (26/11) pela versão em português do jornal espanhol El País na internet, ela declarou que o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) de 2012 foi reavaliado de 0,9% para 1,5%.

;Esta semana resolveram reavaliar o PIB. E o PIB do ano passado, que era 0,9%, passou para 1,5%. Nós sabíamos que não era 0,9%, que estava subestimado o PIB. Isso acontece com outros países também. Os Estados Unidos sempre revisam seu PIB;, destacou a presidente. Segundo ela, o Brasil crescerá mais neste ano, mas ainda não dá para saber o quanto a expansão será superior à de 2012.



Responsável pela apuração do PIB, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou apenas que divulgará, no próximo dia 3, os indicadores do terceiro trimestre e eventuais revisões do PIB de trimestres anteriores. O número poderá ainda ser revisado novamente até novembro de 2014, quando o IBGE apresentará os números definitivos das contas nacionais de 2012.

No ano passado, o Brasil registrou o pior crescimento desde 2009. Influenciada pela crise econômica desencadeada pela crise dos empréstimos imobiliários nos Estados Unidos, a economia brasileira encolheu 0,3%. Inicialmente, o IBGE informou que a queda tinha totalizado 0,6%, mas revisou o resultado dois anos mais tarde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação