Economia

Com limitações, novo terminal de contêineres de Santos é inaugurado

Profundidade do cais não permite a entrada de navios de grande porte em área de 490 mil metros quadrados que recebeu R$ 2 bilhões em investimentos

Rosana Hessel
postado em 28/11/2013 12:28
O terminal pode movimentar 1,2 milhão de TEUs (unidade de contêineres de 20 pés) por ano
Santos ;
Retratos do Brasil e dos seus gargalos da infraestrutura. Apesar de investir R$ 2 bilhões na construção de um terminal privado inaugurado nesta quinta-feira no Porto de Santos, a Brasil Terminal Portuário (BTP) não vai conseguir operar a plena capacidade porque não existe profundidade suficiente para receber navios de grande porte.

Com uma área de 490 mil metros quadrados e um cais de 1,1 mil metros com três berços para atracação de navios, o terminal da BTP pode movimentar até 1,2 milhão de TEUs (unidade de contêineres de 20 pés) por ano e é considerado um dos mais modernos do mundo. O presidente da BTP, Henry Robinson, no entanto, destacou que para que essa capacidade seja atingida é necessário um calado de 15 a 16 metros. Com essa profundidade, os três berços do terminal poderão operar simultaneamente com navios mais modernos, capazes de transportar mais de nove mil TEUs. ;Hoje é muito importante termos calado maior. Esperamos uma solução no curto prazo porque a tendência mundial é o tamanho dos navios crescerem significativamente;, afirmou ele sem revelar qual é a real capacidade do novo terminal com as limitações atuais.

Os acionistas da BTP esperam que o governo cumpra a sua parte e termine o processo de dragagem até o fim do ano. ;Estamos num processo de certificação da primeira dragagem, que vai fazer com que o calado fique entre 13 e 14 metros. E vamos trabalhar uma nova profundidade para realmente ficar plenamente operacional;, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Antonio Henrique da Silveira, que participou da inauguração do terminal da BTP representando a presidente Dilma Rousseff, que cancelou ontem a sua vinda a Santos. ;A dragagem que está acontecendo e vai ser certificada até o final do ano e vamos lançar o edital para uma nova dragagem para adequação do canal para navios de maior porte;, completou Silveira.



O ministro adiantou que, nas próximas duas semanas, será publicado o edital para a licitação do aprofundamento adicional da área da BTP e de todo o Porto de Santos, levando o calado para 15 a 16 metros. Silveira estima que o novo terminal de contêineres vai ampliar em pelo menos 20% a capacidade de Santos.

Padrão internacional

A BTP foi criada em 2007 e é resultado de uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL), empresa da gigante dinamarquesa de navegação Maersk, com a APM Terminals. Essas duas companhias de capital europeu estão entre os seis maiores operadores de contêineres no mundo, presentes em inúmeros países.

Os presidentes da APM, Kim Fejfer, e o da TIL, Vikram Sharma, destacaram que estão muito interessados em adquirir novas áreas privatizadas no porto destacou que a empresa tem interesse em investir em novas áreas e, para isso, aguardam o avanço do programa de concessões do governo federal de portos, cujo primeiro bloco deverá ser privatizado apenas em 2014. ;As melhores oportunidades na área de infraestrutura portuária estão na América Latina e na África e o Brasil é um dos principais países;, disse Fejfer, que admitiu que o país tem mais qualidades do que samba e futebol. ;Certamente estamos interessados em mais investimentos no Brasil. Vamos olhar todas as oportunidades;, completou.

*A jornalista viajou a convite da BTP

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