postado em 12/12/2013 08:50
O escoamento da produção agrícola brasileira continuará esbarrando nos gargalos de infraestrutura em 2014, apesar de todo o esforço do governo para tentar resolver o problema. A exportação de grãos deve pular de 90 milhões para 105 milhões de toneladas, segundo estimativa do Ministério da Agricultura. O aumento de 16% intensificará o movimento de cargas em estradas, ferrovias e portos e, ao mesmo tempo, deixará ainda mais claro o imbróglio que o país vive na área de logística.
Ciente da força do agronegócio e do peso do setor na economia, o governo federal divulgou ontem uma lista de ações para facilitar o escoamento de grãos. A maioria das medidas, como duplicação de estradas e ampliação de linhas férreas, não mudará a situação de imediato, embora seja considerada importante. ;A dificuldade no escoamento é um problema bom, sinal de que a produção está aumentando;, tentou amenizar o ministro da Agricultura, Antônio Andrade.
As atenções do governo estão voltadas, principalmente, para o Porto de Santos, o maior do país, responsável pela exportação de 24 milhões de toneladas de grãos por ano. Um novo sistema, que será implantado a partir de janeiro, pretende coordenar melhor a chegada dos caminhões aos terminais de embarque ; são, em média, 12 mil por dia. ;Quem não agendar não vai entrar no porto;, reforçou o ministro da Secretaria de Portos, Antônio Henrique da Silveira.
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