Economia

Redução da informalidade: 3,6 milhões de micronegócios no Brasil

Lei que criou a figura jurídica do empreendedor individual completa três anos e ajuda a reduzir o desemprego

Paulo Henrique Lobato
postado em 12/12/2013 08:57
Nesta quinta-feira (12/12), dia em que comemora 40 anos de idade, Luciana Maria Rodrigues espera receber amigos e clientes em seu estabelecimento, o Churrasquinho Gil e Lu, na movimentada Avenida Mário Werneck, no Buritis, região oeste de Belo Horizonte. ;Haverá brindes, música ao vivo e, claro, alegria;, garante a comerciante, que vende cerca de 2,5 mil espetos por semana. ;Fazemos tudo com profissionalismo e carinho;, propagandeia o marido e sócio, Gilberto, lembrando, porém, que houve uma época em que o casal passou muito aperto financeiro. Foi o tempo em que Gil e Lu, como preferem ser chamados, ganhavam a vida na informalidade: ;Vendíamos ;apenas; 150 espetos por semana. Trabalhávamos na rua e tínhamos de correr da fiscalização, que apreendeu nossa mercadoria seis vezes;.

A vida do casal mudou, em 2010, quando eles conheceram a Lei Complementar n; 128/08, de autoria do deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP). A norma, sancionada em dezembro de 2008 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criou a categoria do microempreendedor individual, mais conhecida pela sigla MEI, cujo objetivo é estimular quem ganha a vida na informalidade a migrar para a legalidade.



As estatísticas mostram que a lei está cumprindo seu papel: em todo o país, 3,6 milhões de homens e de mulheres já se registram como MEI. Apenas de janeiro a novembro deste ano, foram 965 mil pessoas. Além de reduzir a informalidade, o mecanismo foi criado para ser uma espécie de escada para o indivíduo montar uma microempresa.

De operadora de caixa, Soraia tornou-se dona de loja de cosméticos

Primeira da fila

Quem mantém esses encargos em dia tem direito à aposentadoria, ao auxílio-maternidade, à segurança jurídica (a lei complementar só pode ser modificada pelo Congresso Nacional) e à inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Esse último benefício é a senha para o salto no faturamento de muitos empreendedores, pois é o passaporte para que consigam alugar as tradicionais maquininhas que operam cartões de crédito e débito. ;Metade das minhas vendas ocorre por meio desse equipamento;, conta Soraia do Nascimento, a primeira moradora de Belo Horizonte a se registrar como MEI.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação