Jornal Correio Braziliense

Economia

Contribuintes que caíram na malha fina aumentam 18% em 2013

Com tecnologia avançada, a Receita fecha o cerco a contribuintes. Mais de 711 mil pessoas terão de detalhar dados e pedir retificação

O Fisco está mais voraz. Neste ano, 711.309 contribuintes caíram na malha fina, quase 18% a mais que em 2012, quando o número havia chegado a 604.299. A omissão de rendimentos, segundo dados da Receita Federal, foi a principal causa ; somente esse motivo deixou sob as garras do Leão 373.820 pessoas, o equivalente a 53% do total de declarações com problemas. Despesas médicas, ausência de documento que comprove imposto retido na fonte e questões relacionadas a previdência privada também colocaram brasileiros embaixo da lupa do governo. Eles, agora, terão suas contas devassadas, e a maioria pagará multa e correção monetária.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]Os contribuintes que não foram contemplados no sétimo lote de restituições ; o último do ano, que começará a ser depositado na próxima segunda-feira ; nem em anteriores tiveram suas declarações retidas na malha fina para verificação de erros e pendências. O valor só será pago quando o problema for solucionado, o que vai ocorrer ao longo do próximo ano, nos chamados lotes residuais de Imposto de Renda. A quantidade de declarações com problemas corresponde a 3,2% do total de documentos entregues ao Leão. Apenas as despesas médicas deixaram na berlinda 111,4 mil.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.