Economia

Europa central e oriental não tem pressa para entrar na Eurozona

Países como Polônia ou República Tcheca consideram mais vantajoso conservar suas moedas nacionais por um certo tempo

Agência France-Presse
postado em 28/12/2013 10:51
Riga - A Letônia entra no dia 1; de janeiro na Eurozona, sua vizinha Lituânia planeja fazê-lo em 2015, mas os demais países candidatos da Europa central e oriental não têm pressa.

[SAIBAMAIS]Alguns, como Hungria ou Bulgária, estão longe de cumprir os requisitos. Outros, como Polônia ou República Tcheca, consideram mais vantajoso conservar suas moedas nacionais por um certo tempo.

Segundo o Swedbank, a Lituânia tem muitas chances de alcançar seu objetivo de adesão no dia 1; de janeiro de 2015 e "as possibilidades da Lituânia de respeitar os critérios de Maastricht aumentam". Com uma inflação anual média reduzida a 1,3%, "a hipótese de sua entrada na Eurozona em 2015 é a mais plausível", estima a entidade bancária, ainda mais quando o litas lituano está nivelado com o euro desde 2005, assim como o lats letão.

A Polônia, peso pesado econômico da região, registra um crescimento sólido e espera respeitar em 2015 todos os critérios de Maastricht, mas não tem pressa em adotar o euro. Seu novo ministro das Finanças, Mateusz Szczurek, coloca em xeque as virtudes da divida europeia.

"As supostas vantagens da Eurozona - melhor posicionamento da economia em relação ao acesso ao capital e seu custo vantajoso, estabilidade dos financiamentos estrangeiros - foram mera ficção", afirma.

Leia mais notícias em Mundo

Na República Tcheca, um país que emerge com dificuldade de uma longa recessão, o ministério das Finanças e o Banco Central CNB recomendam não fixar nenhuma data para a adoção do euro.

Segundo o governador do CNB, Miroslav Singer, Praga pode adotar o euro em 2019 e este assunto não figura entre as prioridades da nova coalizão governamental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação