Economia

Preços de combustíveis contribuíram para elevar lucro líquido da Petrobras

A avaliação foi feita na quarta-feira pela presidente da estatal, Maria das Graças Foster, durante apresentação do balanço financeiro da companhia, no Rio

postado em 26/02/2014 11:38
A redução das exportações de derivados de petróleo, o aumento do refino no país e dos preços de venda do diesel e da gasolina no país são responsáveis pelo o aumento de 11% do lucro líquido da Petrobras em 2013, que ficou em R$ 23,6 bilhões.

A avaliação foi feita na quarta-feira (26/2) pela presidenta da estatal, Maria das Graças Foster, durante apresentação do balanço financeiro da companhia, no Rio.

[SAIBAMAIS]"Esse aumento em relação ao ano passado decorre exatamente dos vários aumentos de preços que tivemos em 2012 e que aconteceram inteiros em 2013 mais os aumentos de 2013", disse Graças Fortes. Com aumento do refino nacional, ela confirmou que a companhia conseguiu reduzir as exportações. "Foi um resultado bastante positivo e impactado, certamente, pelo aumento de preços", frisou.



Graças Foster também disse que a menor incidência da perfuração de poços secos favoreceram o crescimento da empresa. "Isso faz parte do negócio, mas estamos fazendo uma gestão para que a gente não seja surpreendido além do planejado", afirmou. Segundo ela, a empresa deixou "as bordas do pré-sal" e interiorizou a exploração para diminuir riscos. "Com mais caixa, voltaremos às bordas".

Em 2012, a companhia teve um dos piores resultados da história, impactados pela alta das exportações, subsidiadas pela empresa, que não repassou os reajustes para o consumidor final. Já em 2013, autorizada pelo governo, o diesel foi reajustado em 20% e a gasolina em 11%. O último reajuste, no fim do ano, puxou o lucro no quatro trimestre de 2013, 85% superior ao do terceiro trimestre.

Os dados foram divulgados na terça-feira (25/2) pela estatal que hoje detalha o balanço financeiro para a imprensa e para investidores, em conferência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação