Economia

Wall Street: índice ampliado S 500 bate novo recorde histórico

O índice S 500 subiu 0,40% a 1.854,29, nível jamais alcançado antes no fechamento

Agência France-Presse
postado em 27/02/2014 20:18
Nova York - Wall Street fechou em alta nesta quinta-feira (27/2), sustentado por comentários considerados tranquilizadores da presidente do Federal Reserve (Fed) norte-americano, Janet Yellen, que permitiram ao índice ampliado S 500 alcançar um novo recorde histórico.

O índice S 500 subiu 0,40% (%2b9,13 pontos) a 1.854,29, nível jamais alcançado antes no fechamento.

O Dow Jones Industrial Average avançou 0,46% (%2b74,24 pontos) a 16.272,65 e o Nasdaq, de dominante tecnológico, aumentou 26,87 a 4.318,93 pontos.

Depois de abrir em queda, o Standard & Poor;s 500, assim como outros índices nova-iorquinos passaram progressivamente ao positivo, depois da presença semestral da chefe do Fed no comitê bancário do Senado.

"Janet Yellen disse exatamente o que o mercado esperava, não surpreendeu e isso tranquiliza" os investidores, disse Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.



Em suas declarações no Congresso, Yellen, considerou que os sinais de fragilidade da economia norte-americana constatadas nas últimas semanas são consequência das duras condições do inverno, mas considerou necessária "uma mudança significativa" das perspectivas econômicas para que o Fed decida fazer uma pausa na redução de sua ajuda à economia.

"Os operadores estão cada vez mais cômodos com a ideia de uma desaceleração progressiva" das injeções de liquidez do Fed e esperam que uma melhoria das condições climáticas estimule os índices, disse Michael James, da Wedbush Securities.

Indicadores mistos publicados pela manhã desta quinta-feira (27/2) nos Estados Unidos trouxeram incerteza ao mercado.

Embora os pedidos de bens duráveis registraram uma queda menor que o previsto nos Estados Unidos em janeiro, um bom sinal para a atividade industrial, no setor do emprego, as inscrições em desemprego aumentaram surpreendentemente na semana encerrada dia 22 de fevereiro.

Os investidores mantinham também sua atenção sobre a situação na Ucrânia, à beira da quebra e em plena transição política depois da destituição sábado do presidente Viktor Yanukovytch. O Fundo Monetário Internacional anunciou nesta quinta-feira que recebeu um pedido de ajuda oficial, a qual a diretora gerente Christine Lagarde declarou que a instituição está "pronta para responder".

O mercado de títulos avançou. O rendimento do título do Tesouro a 10 anos caiu a 2,642% contra 2,673% na noite de quarta-feira e o dos títulos a 30 anos a 3,596% contra 3,635% no fechamento anterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação