Rosana Hessel
postado em 03/03/2014 06:50
As empresas aéreas do país, que transportaram mais de 90 milhões de passageiros em 2013, estão ficando mais gringas. As únicas com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BMF), a TAM ; representada desde o segundo semestre do ano passado pela Latam ; e a Gol são vistas como estrangeiras pelos analistas de mercado, ainda que o controle delas esteja, formalmente, nas mãos de sócios nacionais. Para o governo, essa crescente influência externa é a justificativa para se negar a dar qualquer ajuda ao setor.
No comando da líder do mercado doméstico, a TAM, o idioma predominante é o espanhol dos sócios chilenos, conforme fontes próximas de sua diretoria. O investimento de US$ 100 milhões na vice-líder Gol, anunciado pela Air France-KLM no último 20 de fevereiro, também reforça a análise. A empresa franco-holandesa adquiriu por US$ 52 milhões uma fatia de 1,5% do capital da brasileira, que já tem a americana Delta Airlines entre os principais acionistas.
Sem esclarecer como ficará sua nova configuração acionária, a Gol ressaltou que os US$ 48 milhões aplicados diretamente pela Air France-KLM se destinarão ao desenvolvimento de operações conjuntas. Esse plano, contudo, ainda requer a análise dos órgãos competentes. Enquanto isso, sinais sutis de internacionalização já são percebidos pelos usuários mais frequentes da companhia, sobretudo no atendimento e na identificação visual.
No comando da líder do mercado doméstico, a TAM, o idioma predominante é o espanhol dos sócios chilenos, conforme fontes próximas de sua diretoria. O investimento de US$ 100 milhões na vice-líder Gol, anunciado pela Air France-KLM no último 20 de fevereiro, também reforça a análise. A empresa franco-holandesa adquiriu por US$ 52 milhões uma fatia de 1,5% do capital da brasileira, que já tem a americana Delta Airlines entre os principais acionistas.
Sem esclarecer como ficará sua nova configuração acionária, a Gol ressaltou que os US$ 48 milhões aplicados diretamente pela Air France-KLM se destinarão ao desenvolvimento de operações conjuntas. Esse plano, contudo, ainda requer a análise dos órgãos competentes. Enquanto isso, sinais sutis de internacionalização já são percebidos pelos usuários mais frequentes da companhia, sobretudo no atendimento e na identificação visual.
A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique