postado em 17/03/2014 08:01
A campanha eleitoral antecipada e a Copa do Mundo de futebol estão impedindo que novas rodadas de concessões de infraestrutura de transportes saiam do papel neste ano. Os planos de transferência à iniciativa privada da administração de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, que pareciam ter sido, finalmente, destravados no fim de 2013, já esbarraram nos obstáculos do calendário. Para piorar, problemas verificados nos últimos anos, como questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU), ações na Justiça e falhas na elaboração de projetos de engenharia, continuam retardando outras licitações.
O governo Dilma Rousseff esteve numa longa queda de braço com o setor privado para viabilizar o seu Programa de Investimentos em Logística (PIL), considerado não só a saída para gargalos históricos ; como o do escoamento da safra de grãos ;, mas também a alavanca para atrair recursos e acelerar a atividade econômica como um todo, de forma sustentável. A maior dificuldade estava na meta de contratar décadas de serviços públicos com tarifas baixas e taxas de retorno consideradas atraentes pelos investidores. Ajustes foram feitos, resistências vencidas e leilões ocorreram, com destaque para o quarto trimestre do ano passado.
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